27 abril 2006

Utilidade ideológica

Umas ideologias estão ao serviço das pessoas.
Outras precisam de pessoas ao seu serviço.

11 abril 2006

Assim não vale!

São muitas as vezes que o restaurante (já) não tem lugares para não fumadores. Conduzi até lá, esperei na fila, já é tarde, tenho pessoas comigo e estamos com fome. Eu sei que podia reclamar, mas o que acham que acaba por acontecer?

07 abril 2006

Vou deixar de fumar

Uma espécie de democracia fundamentalista, caracterizada pela defesa individual dos direitos e liberdades pessoais, leva a que cada um se importe cada vez menos sobre as consequências das suas decisões e dos seus actos sobre os direitos e as liberdades dos outros.

Um exemplo disso é a reacção de alguns que condenam uma nova lei "antitabagista" que os prive do seu direito. Os direitos dos fumadores passivos que estão na mesma sala já não é o seu problema.

Por não ser possível verificar simultaneamente os direitos de todos, a iniciativa do Ministério da Saúde lança a discussão da lei que virá estabelecer novos compromissos. Segundo o DN online:
O ministro (...) recusa-se a apelidar a nova lei de "antitabagista", defendendo que, em vez disso, se trata da "protecção do trabalhador e do fumador passivo".
A verdade é que a lei será as duas coisas. O projecto do diploma encontra-se em consulta pública no Portal da Saúde.

Parece que será desta que vou conseguir deixar de fumar.

05 abril 2006

Outro egoísta parafraseado

Quando se diz:
"Eu sou assim. É o meu feitio..."

Não se estará a dizer:
"Sempre fui assim. Podem ter razão nos defeitos que me apontam, mas não adianta: não me quero dar ao trabalho de mudar e não
quero pensar mais no assunto. Eu estou bem assim, quem não está
bem que se mude."

04 abril 2006

O egoísta parafraseado

Quando se diz:
"Eu gosto de ser frontal, digo o que penso."

Não se estará a dizer:
"Não me importo se as pessoas ficam ou não ofendidas. O importante é manifestar a minha opinião. Não me vou pôr a escolher que palavras vou usar ou que coisas devo dizer, só para não ofender as pessoas. Se ficam ofendidas, o problema é delas. Estou a ser sincero e é um favor que faço."


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.