02 fevereiro 2005

A Ria de Alvor a reserva

São mais frequentes e visíveis os interesses urbanisticos para construir na Quinta da Rocha, uma propriedade apetecível pela sua dimensão e que está situada junto à Ria de Alvor.

Felizmente organizações científicas, ecologistas e partidos políticos continuam a lembrar que a classificação da Ria de Alvor é um assunto em aberto e que há que agir rápido antes que outros interesses se instalem e tornem irreversível a conservação desta área.

A notícia dá conta que
os candidatos a deputados pela CDU/Algarve alertaram hoje para a urgência da classificação da Ria de Alvor como reserva natural para evitar projectos de urbanização sem que seja avaliado o seu impacto.

E que a Ria de Alvor é
considerada a terceira zona húmida mais importante do Algarve, depois da Ria Formosa e do Sapal de Castro Marim, a Ria de Alvor é o melhor exemplar de uma baía-barreira em toda a Europa com melhor conservação a nível da zona mediterrânica.

A sua importância internacional determinou a classificação como Sítio RAMSAR (Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional), inclusão na Rede Natura 2000, fazendo parte a nível nacional da rede Biótopos Corine, reservas Ecológica e Agrícola, Espaço de Fomento Agro-florestal e Lista Nacional de Sítios no âmbito da directiva Habitats.
Apesar deste curriculum as autoridades portuguesas continuam a não transpor para o nível nacional esta importância reconhecida oficialmente a nível internacional.

Classifiquem a Ria de Alvor como reserva natural!

Mais informação:
A Rocha - Associação Cristã de Estudo e Defesa do Ambiente
Valores Naturais da Ria de Alvor
Ria de Alvor - Protecção e Desenvolvimento Sustentável (PDF, 295KB)
Proposta da Comissão Intermunicipal para a Ria de Alvor (PDF, 107KB)

Colocar comentário

<< Voltar à página inicial


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.