04 fevereiro 2005

Associação de Municípios da Ria de Alvor

As Câmaras Municipais de Portimão e de Lagos assinalaram o Dia Mundial das Zonas Húmidas, subscrevendo os estatutos da futura Associação de Municípios da Ria de Alvor (PDF, 99KB) que ficam agora a aguardar ratificação das respectivas Assembleias Municipais.

A notícia explica que
Os dois autarcas quiseram "deixar claro" que a Associação de Municípios da Ria de Alvor Lagos/Portimão, "é instituída tendo como objectivos concretos, entre outros; a conservação da natureza, dos recursos naturais, projectos comuns que promovam o desenvolvimento, o uso público e especial, combinando a conservação com a natureza económica, sobretudo o ecoturismo".

A futura associação terá ainda como atribuições a elaboração e implementação de projectos comuns e a definição da localização, extensão e intensidade da aquicultura, marisqueio, pesca e uso balnear da área, assim como as infraestruturas de apoio, minimizando impactos ambientais e a reflorestação das encostas da bacia hidrográfica.

A sede da futura associação ficará instalada na antiga estação de caminhos-de-ferro da Mexilhoeira Grande (Portimão).
Na mesma ocasião, foi assinando conjuntamente com a Universidade do Algarve uma candidatura ao programa Life (PDF, 70KB) que propõe a execução de um projecto de investigação, que prevê a criação de um sistema de informação geográfica como ferramenta de gestão da área, a avaliação da capacidade que a zona têm para suportar uma exploração dos recursos naturais, a avaliação do estado de conservação dos vários habitats e recuperação dos que estiverem perturbados, o estabelecimento de indicadores biológicos e ecológicos e a sua monitorização, o zoneamento da Ria de Alvor e acções de educação ambiental.

Já se nota de há muito a necessidade da criação de um plano de ordenamento para a zona. Esperemos que pelo menos as autarquias estejam agora no bom caminho para encontrar um caminho equilibrado que proteja a área de intervenções urbanisticas desastrosas.

Um caso (bicudo) a seguir...

Colocar comentário

<< Voltar à página inicial


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.