24 agosto 2005

Sitemeter & Co.

Acreditar nos números do Sitemeter de um blog pode ser a mesma coisa que acreditar num pescador que conta "aquela" história da grande pescaria ou do grande peixe que quase apanhou. Variações com outros contadores de estatísticas ou com caçadores também se aplicam.

Um contador é uma boa ferramenta para ver alguns detalhes sobre as visitas ao blog. O facto de ser transversal a diferentes sistemas e de utilização corrente candidata-o a ferramenta de comparação de audiências. Mas aí coloco as minhas reticências... Quem me diz que os bloggers os manipulam (usam) com os mesmos critérios?

Com alguma ignorância sobre a tecnologia, o contador pode estar a incluir as "auto-visitas". Sem algum cuidado na escolha do contador e na sua devida configuração o blogger pode ver os seus acessos ao seu blog serem incluídos no valor total. Com pouco mais conhecimento, de um modo propositado, em alguns casos, consegue-se iniciar a contagem num valor escolhido, ou pode-se inflacionar com actualizações da página (refresh).

Ou seja, a história do pescador nem sempre corresponde à verdade.

O contexto:
A ler / ver
(José Pacheco Pereira sobre o artigo de Paulo Querido na Única)
Blogs, Expresso e Paulo Querido: resposta a duas discordâncias
(PQ, antes da resposta a JPP)
Réplica ao Abrupto
(PQ em resposta a JPP)
Statistics are Meaningless
(Rui Carmo)
Contributo para a discussão sobre estatísticas
(PQ)

Colocar comentário

<< Voltar à página inicial


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.