09 agosto 2005

Além da OTA

A campanha lançada por José Pacheco Pereira teve o mérito de mobilizar vários blogs, a ponto de tornar incómodo o silêncio do Governo perante o pedido de divulgação dos estudos que supostamente teriam servido de base à decisão de avançar com a construção do Aeroporto da Ota. Resultou.

Neste contexto de decisões estratégicas acho que seria esclarecedor da opinião pública a divulgação dos documentos, estudos e afins que servem de base às grandes decisões do Governo. Ficaríamos mais esclarecidos sobre quanto das decisões tomadas é técnico ou é político.

Não haverá alguém interessado em saber porque se optou por aumentar o IVA? Porque se considera vantajoso o investimento no TGV? Porque se investe em parques eólicos? Porque não se cobram portagens em determinadas auto-estradas? Não se vê a mesma determinação em reduzir a despesa do Estado. Não se explica porque a linha do Norte não permite a velocidade máxima dos comboios pendulares depois de se ter investido tanto dinheiro na sua renovação. Não se explica porque não são dadas iguais oportunidades à utilização de outras energias renováveis. Não se explicam os critérios para dar vantagem aos utilizadores de umas e não de outras auto-estradas. Por vezes ficam-me dúvidas se estaremos a ser governados pela sabedoria ou pelas sondagens.

Compreendo que a divulgação destes documentos potencia um aumento da entropia, com um debate sem fim, mas não vejo a necessidade de passarmos deste extremo para esse. É possível esclarecer e ouvir enquanto se governa.

Colocar comentário

<< Voltar à página inicial


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.