01 março 2006

A propaganda de um vírus

Com a gripe das aves, especialmente com o vírus H5N1, milhares de avicultores estão a ver a sua fonte de rendimento ameaçada num prazo cada vez mais curto. Qualquer foco detectado tem consequências rápidas e graves ao nível local, com o abate de todas as aves de criação presentes num raio de segurança para impedir a propagação. Esse custo é inevitável para melhor se conter a doença no espaço e no tempo.

Quando as pessoas desconhecem ou ignoram os conhecimento científicos existentes, surgem os custos que são desnecessários, surgem prejuízos acrescidos sem necessidade ou justificação plausível. Isso é compreensível em pessoas que não tenham acesso à informação sobre a gripe das aves, mas nunca em governos e autoridades nacionais que anunciam a interrupção da importação de carne de aves e produtos derivados com origem em França, como é o caso do famoso foie gras. A facilidade com que isso é feito só pode ser comentada com uma de duas palavras "incompetência" ou "propaganda".

Facto 1
A probabilidade de haver carne contaminada pelo vírus da gripe das aves na confecção de produtos derivados é e será baixíssima.
Facto 2
Um método de confecção ou de conservação que cozinhe a carne a pelo menos 70 graus Celsius garante a eliminação completa do risco, por desnaturação do vírus, tornando o seu consumo seguro.

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