01 setembro 2006

118 km/h?

limite de velocidade
O novo limite de velocidade?

O que algumas notícias dizem hoje:

Portugal Diário e SIC
O Governo tem como meta reduzir as velocidades praticadas nas auto-estradas dos actuais 120 para 118 quilómetros/hora, (...)
Correio da Manhã
Programa Nacional de Alterações Climáticas (...) visa igualmente a redução da velocidade máxima nas auto-estradas para 118 km/h.
Autohoje
O Governo pretende reduzir a velocidade máxima permitida nas auto-estradas (...)

Afinal o que o Plano Nacional para as Alterações Climáticas (2006) diz é que há uma meta para a "redução da velocidade média de circulação em auto-estrada para 118km/h".

Passo a explicar. Cada condutor conduz a uma velocidade. A média das velocidades praticadas pelos condutores será neste momento superior a 118km/h e é essa velocidade média que o PNAC tem como referência. Não se está a falar de mudar o limite de velocidade para 118km/h.

Era boa ideia lerem o PNAC outra vez.

ADENDA (4 Set 2006)
Até o Ministro do Ambiente, Nunes Correia, parecem ter um bocado de dificuldade com o conceito de velocidade média, conseguindo "esclarecer" e manter um erro simultaneamente (Lusomotores):

Não será adoptada uma alteração dos limites de velocidade, com a consequente alteração das placas. Serão, sim, feitas campanhas de sensibilização para os automobilistas reduzirem a velocidade de 120 km/h para 118 km/h.

O grande impacto na redução da velocidade média praticada nas auto-estradas será conseguido reduzindo a velocidade dos que claramente ultrapassam o limite de velocidade estabelecido na lei, não com a redução em 2km/h daqueles que já respeitam a lei. Aliás, quem respeita a lei terá uma velocidade média já inferior a 118km/h.

às 2/9/06 21:20, Blogger Fliscorno disse...

118, nº nacional da diarreia mental :D

 

Colocar comentário

<< Voltar à página inicial


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.