07 abril 2006

Vou deixar de fumar

Uma espécie de democracia fundamentalista, caracterizada pela defesa individual dos direitos e liberdades pessoais, leva a que cada um se importe cada vez menos sobre as consequências das suas decisões e dos seus actos sobre os direitos e as liberdades dos outros.

Um exemplo disso é a reacção de alguns que condenam uma nova lei "antitabagista" que os prive do seu direito. Os direitos dos fumadores passivos que estão na mesma sala já não é o seu problema.

Por não ser possível verificar simultaneamente os direitos de todos, a iniciativa do Ministério da Saúde lança a discussão da lei que virá estabelecer novos compromissos. Segundo o DN online:
O ministro (...) recusa-se a apelidar a nova lei de "antitabagista", defendendo que, em vez disso, se trata da "protecção do trabalhador e do fumador passivo".
A verdade é que a lei será as duas coisas. O projecto do diploma encontra-se em consulta pública no Portal da Saúde.

Parece que será desta que vou conseguir deixar de fumar.

às 7/4/06 15:28, Blogger AA disse...

Porque não proibir a circulação de carros (faz fumo), os churrascos (faz fumo), as lareiras (faz fumo), fazer chá (faz fumo) ou respirar quando faz frio (faz fumo)? >)

 
às 7/4/06 17:15, Blogger João Duarte disse...

Não me parece que a questão seja "fazer fumo" mas proporcionar (ou não) ambientes livres do fumo do tabaco, de forma a que possam ser usados pelas pessoas que não querem fumar.

O efeito do fumo do tabaco na saúde é um risco que devia ser assumido voluntariamente por quem fuma, mas que é muitas vezes imposto a quem não fuma.

Quem quer fumar vai ter é menos locais para o fazer.

P.S. O chá liberta vapor de água ;-)

 
às 11/4/06 13:14, Blogger AA disse...

"vapor de água"? Disparate! Aerosol de óxido de hidrogénio— polui a atmosfera; o oxigénio queima as células vivas; e o hidrogénio é um combustível poderosíssimo-- é como respirar gasolina!

O Estado que proporcione os tais ambientes nas suas instalações, mas não obrigue os privados a apartheidar os fumadores.

As pessoas que "não querem" fumar passivamente que chateiem os donos dos estabelecimentos privados até à morte‐ é assim que se vive em democracia livre‐ não se valham da máfia estatal para levar a cabo a sua cruzada fundamentalista...

Continua a pergunta: Porque é que no restaurante "aqui fuma-se!" tem de ser proibido fumar?

 
às 11/4/06 17:23, Blogger João Duarte disse...

A verdade é que não tem de ser proibido, mas parece que vai ser. Fico com impressão que alguém se cansou de esperar pela iniciativa do mercado.

 
às 12/4/06 15:04, Blogger AA disse...

Fico com impressão que alguém se cansou de esperar pela iniciativa do mercado.

Correndo o risco de parecer um evangelista: é uma das secções do The Road to Serfdom.

Hoje o que nos parece uma discussão razoável, amanhã incluiremos este episódio no rol de liberdades que foram suprimidas em nome de valores superiores defendidos por um Estado que falhou. É o que dá demasiado voluntarismo político, e poder que pode ser exercido contra os direitos individuais.

Que cheguemos a esse ponto enquanto ainda há quem grite histericamente "neoliberalismo!" porque é sinal que não teremos batido no fundo...

 
às 2/7/06 00:20, Blogger João Duarte disse...

Obrigado por partilhar a sua experiência. Fico contente pela satisfação que sente em ter conseguido vencer essa sua "batalha".

 
às 21/8/06 19:01, Anonymous Anónimo disse...

... e o mais sensato não será mesmo proibir o tabaco em determinados espaços fechados??? quem fuma apresenta uma probabilidade incrível de desenvolver patologias, não só do foro respiratório, como também de muitos outros sistemas/orgãos do organismo. apesar de menor, este risco também é elevado para fumadores passivos. quem não fuma e se preocupa minimamente com a saude deverá, então, deixar de frequentar bares/cafés apenas porque proibir o fumo do tabaco é atentar contra liberdades?!?


*peço desculpa pela invasão

 
às 21/8/06 23:29, Blogger João Duarte disse...

A invasão não existe quando se convida a fazer comentários.

 

Colocar comentário

<< Voltar à página inicial


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.