10 fevereiro 2005

Ter filhos para quê?

Às vezes pergunto-me porque razão as pessoas querem ter filhos. Tive de fazer essa pergunta a mim próprio recentemente. As razões, não são difíceis de encontrar. Já ouvi várias respostas e quase todas me soam mal. Fico um bocado apreensivo ao perceber que em muitas situações os filhos que se desejam acabam por desempenhar uma função utilitária, e ser um meio para atingir um fim. Utilizam-se como ferramentas para:
  • melhorar o casamento ("os filhos dão outra vida a um casamento");
  • compensar um mau relacionamento entre o casal ("os meus filhos são as pessoas mais importantes da minha vida");
  • aumentar a felicidade do agregado familiar ("os filhos são a alegria de uma casa" ou "o meu filho quer um irmão");
  • resolver problemas de auto-imagem ("um filho dá um novo significado/propósito à vida");
  • fins estéticos ("queria ter um casalinho").

Os alvos deveriam ser menos egoistas, considerando um filho como uma pessoa com igualdade de direitos em ser amada como nós queremos ser amados, em ser querido como nós queremos ser queridos. Ter filhos é uma oportunidade de participar na concepção de uma pessoa, no seu desenvolvimento e formação. Ter um filho é uma oportunidade de dar amor e carinho.

As boas intenções existem frequentemente, mas quando é preciso incluir um filho recém-chegado num horário mais ou menos estabelecido, já carregado pelo trabalho, pelo trânsito, pelo cansaço e por várias relações pessoais - família, amigos, colegas -, as coisas complicam-se. Para esta obra é preciso ter consciência das novas necessidades e ter vontade de reorganizar o uso do tempo, sem esquecer todos os compromissos anteriores. É essencial ajustar a forma como se usa o tempo. Já nada é igual ao que era antes.

A realidade mostra que se arranjam desculpas com facilidade, pela necessidade de dispersar os recursos, o tempo, por tantas solicitações. Corre-se o risco de colocar a família ao nível do resto. Os filhos passam a ser mais um item na agenda e o tempo com eles é cada vez mais reduzido. Ao não usar de tempo para estar com eles, falar com eles, compreendê-los e fazer-nos compreender, ao não se desempenhar convenientemente o papel de pais, está-se a entregar essa responsabilidade, essa oportunidade, a educadores, professores, amigos e por vezes, mais grave, à televisão e internet. Porque nos ausentamos da sua educação, do seu dia-a-dia, das suas dúvidas, dos seus problemas, mas também das suas alegrias, os nossos filhos deixam de ser nossos, são só pessoas que vivem connosco e pelos quais somos responsáveis financeiramente.

Se queremos ter filhos, lá no fundo, é para isso que os queremos?

P.S. Agora sou pai, espero estar à altura.

às 15/2/05 01:19, Blogger Confessionário disse...

Os filhos são a oportunidade mais linda que há no mundo para amar. Como nem todos sabem amar, há ocasiões em que não sabem viver...
Mas a sociedade de hoje tb não ensina lá muito a amar, pois não (disponibilidade, espírito de sacrifício, ...)

 
às 15/2/05 15:57, Blogger Tão só, um Pai disse...

Olá, Zoom. Obrigado pela voz amiga, lá na minha quinta. Filhos, porquê? Paraquê? Confesso que, nos filhos, atirei o racional às urtigas. Não sei a respota, só outra pergunta, "E o amor, porquê, para quê?". Na certeza de que, mesmo com a idade, a conclusão é só uma: eles!
Um abraço!

 
às 15/2/05 16:34, Blogger carla disse...

Olá

Os filhos tive porque quis, porque são parte de mim, pq tenho amor para dar e porque quero estar ao lado deles agora e sempre, nunca disse que não tenho tempo para os filhos, para mim talvez não tenha .

Agora concordo que nunca se deve ter filhos pela razões expostas eu costumo dizer que para ter um filho tem-se de ter um casamento muito estável pq um filho não vai dar rumo a um casamento, e até por vezes abana um pouco o casamento.

Carla

 
às 19/10/05 16:00, Anonymous Anónimo disse...

só quando se tem um filho sabe-se o amor que criará.se pensas algo sobre isso , quando ter um ,mudará sua opinião.
vocÊ será mais feliz.

 
às 7/3/06 15:04, Anonymous Anónimo disse...

Incrível! Tudo o que vc escreveu...é o que eu sempre vivo falando para as pessoas. Ainda não sou mãe pois nunca encontrei em meu coração uma razão para ser mãe que não fosse fruto de um pensamento egoísta. Completo 27 anos nesta quinta, e 9 anos de casada... agora que estamos começando a pensar na possibilidade. Mas queremos amar e respeitar este ser humano que será gerado.Queremos ser pais com consciência...afinal é isto que nos difere dos animais.


No meu blog eu coloco um pouco deste conflito que estou vivendo...este e outros...abraço...adorei encontrar seu blog no google.

 
às 27/5/08 22:02, Anonymous Anónimo disse...

Querer ter um filho,requer uma atitude muito responsável, perante a sociedade e muito especialmente com a palavra família. É imprescindível ter conhecimento da responsabilidade que se torna pôr um filho no mundo. Eu tenho a minha filha com 17 anos e ainda suporto a insegurança de tão grande decisão... os receios de não ter uma das melhores notas como mãe, assusta... mas eu empenho-me todos os dias!... Adoro-a...com a simplicidade e o exagero comum a cada mãe! Bem hajam todos os filhos!

 
às 23/2/10 18:09, Anonymous Anónimo disse...

o porque não não ter filhos?
evitam-se desgostos, gastos, complicações e afins.. se alguém acha que um filho une o casal é melhor repensar as prioridades... um bébé altera completamente a vida de um casal e nem todos sobrevivem a essa mudança.

 
às 26/4/11 20:31, Anonymous Bell disse...

concordo com vc anônimo... Tem gente que acha que filho é bibelô!

 
às 26/4/11 20:33, Anonymous Anónimo disse...

quem quiser ter um filho deverá estar dispoto a gastar toda a sua vida com ele, isso não inclui só dinheiro, mas também tempo, atenção ... você simplesmente deixa de existir.

 
às 24/11/11 13:02, Anonymous Anónimo disse...

Simples , se pensar com a razão , não vai te-los , se pensar com o coração...

 

Colocar comentário

<< Voltar à página inicial


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.