21 abril 2005

Reclamar ainda compensa

Referi aqui, a propósito da iniciativa "Uma vida sem tabaco", o ocorrido no Hospital São Francisco Xavier aquando do nascimento do meu filho: utentes fumavam junto à sala de espera do 3º piso e funcionários do hospital fumavam próximo dos quartos onde as mães aguardam a hora de ir para a sala de partos.

Mas não mencionei que a situação me motivou a apresentar reclamação no Livro Amarelo, o livro de reclamações para serviços públicos. Ontem recebi resposta da Administração da instituição hospitalar, que passo a citar:
Agradeçemos a reclamação elaborada por V.Exa.. Concordamos com o seu teor, mas apesar de todos os esforços desenvolvidos, por vezes é difícil fazer cumprir a legislação em vigor.
Lamentavelmente os deveres de cidadania para muitos dos familiares e utentes do Hospital não se situam ao mesmo nível dos direitos que reclamam. No caso em apreço, apesar de se encontrar devidamente afixada a placa de proibição de fumar, a mesma nem sempre é respeitada.
Mais informamos que foram retirados os cinzeiros das escadas e que foram reforçados os avisos de proibição de fumar.
Apresentamos as nossas desculpas pelo incómodo causado.
Para minha estupefação, constato nas palavras do Administrador deste hospital que, afinal, a atribuição de responsabilidades deve ser feita aos familiares e utentes do hospital, que reclamam mais do que cumprem. Mas não deixa de ser irónico que no mesmo sítio onde é proibido fumar houvessem cinzeiros disponíveis, a dar oportunidade para uma excepção. Ao que parece terão sido agora retirados.

Fico sinceramente reconhecido à Administração do Hospital São Francisco Xavier pelo trabalho que terá tido em alterar algumas situações que não estimulavam o cumprimento da lei. Agora, podemos admitir que não se consiga fazer muito mais quanto à falta de respeito tida por familiares e utentes das suas instalações, mas o mesmo já não pode dizer quanto ao comportamento de funcionários sobre os quais a Administração tem autoridade para fazer cumprir as regras em vigor no hospital, no entanto nada é mencionado na carta de resposta à reclamação feita. Também sobre isso gostaria de ter recebido uma palavra.

No fim, fico contente por saber que reclamar ainda muda alguma coisa, embora pudesse mudar mais. Às vezes, não estou para me incomodar, e deixo passar ocasiões, mas na realidade o que estou a fazer é pactuar com um comportamento que virá a prejudicar outras pessoas.

Reclamar ainda compensa.

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