04 maio 2005

Fahrenheit 451

Anda por aí o post que se propaga como a peste e que ajuda a exibir o grau de literatura e iliteratura de quem responde (conforme os casos). Este post tem o objectivo de pôr as pessoas a falar dos livros que mais gostam. Achei original uma das perguntas, no entanto, a formulação que está a ser distribuida pela blogosfera portuguesa ajuda pouco quem lê: "Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?". A pergunta em língua inglesa, que suponho ser a forma original, não é melhor.

Fahrenheit 451, uma obra clássica de Ray Bradbury dá uma visão do futuro em que o conhecimento é visto como uma ameaça ao equilibrio da sociedade. Por isso há um caça aos livros que são queimados para erradicar esta "fonte do mal". A única esperança parece estar numa comunidade em que cada pessoa escolhe um livro que decora completamente, numa tentativa de salvar o que de melhor foi alguma vez publicado. Se querem saber mais, vão ter que ler ;-)

É neste contexto que surge a pergunta (paráfrase minha): "Estás preso dentro da história de Fahrenheit 451, podes salvar um livro das chamas decorando todo o seu conteúdo. Que livro escolhes?"

Não vou ficar à espera que me façam as perguntas, porque não quero integrar a "cadeia" para passar o desafio a alguém. Não gosto muito de reencaminhamento de e-mails e chain letters. Das perguntas, só quero deixar a resposta à que originou este post.

Boas leituras.

P.S. - Vale a pena ler "Os homens-poemas de Faludi"

Colocar comentário

<< Voltar à página inicial


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.