27 setembro 2006

Um nome para um filho

Há uns meses soubemos que íamos ser pais de uma nova criança.

Como já tinha acontecido com o primeiro filho, foi estranho referirmo-nos a esta criança sem conhecermos o seu género. Não tivemos muitas alternativas pelo que era frequente tropeçarmos no uso do artigo.

Tinha sido uma boa experiência tratar o filho pelo nome antes de ele nascer. Desde cedo desenvolveu os laços que nos uniam e a identidade da criança no universo que seria seu. Por essa razão, queriamos ter a escolha dos nomes feita antes de saber se o nosso filho ia ter um irmão ou uma irmã.

A escolha do nome demorou algum tempo. Deparou com alguns impedimentos comuns: nomes banais, nomes que não nos trazem boas recordações, nomes que são alvos fáceis de gozo, nomes que amigos usaram nos seus filhos, e passou por "crivos" menos comuns: nomes interessantes mas que são usados por animais domésticos da vizinhança, nomes que terminam em "el" (objectivamente não tenho nada contra nomes como Miguel e Daniel, a minha recusa era totalmente subjectiva), e uma preferência por um nome fácil de pronunciar em português e inglês e que fosse permitido pela Direcção-Geral dos Registos e do Notariado.

Só por volta das 22 semanas e com o recurso às tecnologias habituais de acompanhamento da gestação foi possível perceber que o único nome que tinhamos para dar a uma menina não ia ser usado.

É um rapaz e gostamos do nome.

A propósito:
Nomes: 22 projectos de investigação apresentados em Lisboa
Nomes: Atila, Gildásio e Miqueias já são permitidos

às 16/10/06 12:57, Blogger expressão disse...

Realmente, um nome para um filho é algo que considera uma ponderação bastante longa... especialmente quando tem de ser "adaptável" a duas línguas diferentes.

Muitos dizem que o nome ajuda a modelar a personalidade de uma criança, como por exemplo, Letícia quer dizer alegria, e daí a menina ser uma criança sempre com um sorriso estampado na cara...
Não sei se deva acreditar nisso, mas por outro lado, acho que dar um nome com um significado bonito a um filho é importante... porque lá está, há quem acredite que um nome modela uma personalidade... e digamos que ter um filho com um nome que significa burro enraivecido (Ismael, segundo o que me disseram uma vez) não é lá muito charmoso...

Mas o mais importante de tudo é que seja qual for o nome, que a criança seja bem recebida no meio familiar e social, posteriormente; e acho que com isso não há preocupações! ;)

 

Colocar comentário

<< Voltar à página inicial


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.